Universidade Autónoma de Lisboa

Especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial
Especialidade em Auditoria Contabilística Económica e Financeira
Bolsas de Mérito

Faça já a sua candidatura

O Mestrado em Gestão de Empresas, tanto na Especialidade de Planeamento e Estratégia Empresarial como na especialidade de Auditoria Contabilística, Económica e Financeira, respeita o enquadramento proposto por Bolonha e ainda responde às exigências do mercado em torno de um saber cada vez mais prático, conjugando a prática empresarial e a ciência.

Despacho de autorização ministerial

Despacho n.º 19 480-AS/2007, de 10 de Julho, publicado no Diário da República, 2ª série - N.º 165 - 28 de Agosto de 2007.
Foi registada com o nº R/B-AD-543/2007 a adequação do curso de mestrado em Gestão de Empresas ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões ao 2.º ciclo de estudosconducentes ao grau de mestre em Gestão de Empresas.

Mais informações visite a página do Departamento

Renato Telo de Freitas Barbosa Pereira
E-mail: rpereira@ual.pt

Doutor em Ciências de Gestão (Université Paris IX – Dauphine, França) e Mestre em Ciências Empresariais (ISCTE), concluiu ainda o Curso Superior de Contabilidade e Administração (Instituto Militar dos Pupilos do Exército) e efetuou, após o doutoramento, formação avançada em Estratégia Empresarial (Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology, EUA).

É Professor de Gestão da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) desde 2003, tendo ascendido à categoria de Professor Associado em 2009 após prestação de provas públicas perante júri internacional. É também Vogal da Direção do Centro de Estudos em Estratégia e Finanças Empresariais (CEEFE/UAL), no seio do qual participou em e coordenou projetos internacionais de investigação científica.

Tem trabalhos publicados em várias linhas de investigação dentro da Gestão, a nível nacional e internacional, incluindo livros, coordenação de livros, capítulos de livros, artigos científicos, comunicações em conferências e working papers. É e/ou foi ainda Reviewer, Editor Convidado e Membro do Conselho Editorial de revistas científicas internacionais. É afiliado em diversas organizações científicas internacionais, nomeadamente na Strategic Management Society.

Fora da Academia, desempenhou sucessivamente as funções de: Financial Controller e de Diretor Administrativo e Financeiro em empresas de tecnologias de informação e comunicação; Senior Manager no ramo da consultoria em estratégia e competitividade; Adjunto e Assessor de membros do Governo; Vogal do Conselho Fiscal de sociedade gestora de parque de ciência e tecnologia; Vogal do Conselho de Administração de entidade especializada em policy research e intelligence.

Formação:
Área Científica de Gestão

Área de Investigação:
Strategic Entrepreneurship;
Financial Entrepreneurship;
Strategic Dynamic Flexibility;
Business Planning and Modelling

Centros de Investigação:
Investigador Integrado do OBSERVARE-UAL (Centro Acreditado pela FCT)

Unidades Curriculares que Lecciona Actualmente na UAL:
Contabilidade de Gestão I e II (1º Ciclo);
Finanças Empresariais (2º Ciclo);
Modelos de Planeamento Empresarial (2º Ciclo)

Aprofundamento de competências profissionais nas áreas da Estratégia Empresarial e da Auditoria;

Desenvolvimento de Investigação no domínio das ciências empresariais;

Desenvolver competências de integração dos conhecimentos científicos com os profissionais.

Podem candidatar-se ao ingresso no Mestrado em Gestão de Empresas:

1) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em: Gestão, Economia, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Marketing, Psicologia e áreas afins.

2) Os titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado numa das áreas referidas na alínea anterior pela Comissão Científica do Departamento de Ciências Economicas e Empresariais;

3) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Departamento de Ciências Economicas e Empresariais.

No que respeita aos candidatos referidos nas alíneas 2 e 3, a Comissão Científica verificará a adequação do seu percurso formativo e da experiência profissional aos pressupostos e necessidades de formação básica deste mestrado.

Plano de Estudos

1º Semestre

Finanças Empresariais

Gestão Estratégica

Seminários Avançados de Gestão

Marketing Avançado

Investigação Científica

2º Semestre

Gestão Estratégica e Inovação

Mercados Financeiros e

Produtos Derivados

Modelos de Planeamento Empresarial

Controlo de Gestão e de Custos

Liderança e Negociação

3º e 4º Semestre

30

Plano de estudos da especialidade em Auditoria Contabilística Económica e Financeira

1º Semestre

Finanças Empresariais

Gestão Estratégica

Auditoria I

Contabilidade Financeira Avançada I

Investigação Científica

2º semestre

Fiscalidade

Mercados Financeiros e

Produtos Derivados

Contabilidade Financeira Avançada II

Controlo de Gestão e de Custos

Auditoria II

3º e 4º Semestres

Candidate-se à 5 bolsas de mérito* até 31 de Julho

As bolsas serão atribuídas mediante avaliação do currículo académico e da experiência profissional pela Comissão Ciêntífica.

* Isenção total de propinas

Departamento de Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas