Universidade Autónoma de Lisboa

Ciências da Comunicação


Início
Direcção do Departamento
Objectivos
Plano de Estudos
Saídas Profissionais
Provas de Ingresso
Página do Departamento

Faça já a sua candidatura

 

Um novo plano curricular para um novo tempo!

O mundo não pára e a UAL acompanha-o. Porque sabemos que o sector dos media em Portugal e no mundo está em permanente transformação, renovámos o nosso plano curricular. A partir de agora, oferecemos disciplinas práticas em todos os semestres, com o objectivo de promover uma formação multifacetada nas áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing.

Esta nova aposta responde melhor a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e abre portas aos licenciados para actuarem profissionalmente em qualquer uma destas áreas da comunicação.

Estamos no coração de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal,  com novos estúdios de televisão e rádio, que incluem redacções modernas e equipamento digital.

Estamos aqui, mas também no mundo inteiro, graças ao portal UALMedia (www.ualmedia.pt), uma plataforma multimédia alimentada diariamente por alunos de Ciências da Comunicação, uma montra para os seus trabalhos.

 Orientados por professores e técnicos qualificados, aqui obtêm  experiência e rotinas profissionais em ambiente de trabalho real, tendo em conta uma melhor integração num mercado de trabalho competitivo.

O novo plano curricular equilibra melhor a teoria e a prática, ensinando a pensar mas também a fazer… desde o primeiro semestre lectivo.

O corpo docente foi reforçado, recebendo novos professores doutorados e com experiência profissional, dedicados a tempo inteiro aos alunos.

Há também uma aposta forte na investigação, o que se refletiu na criação do Mestrado em Comunicação Aplicada - Estudos Aplicados em Jornalismo. Esta oferta de 2º ciclo será complementada, nos próximos anos, por vertentes como Publicidade e Marketing, entre outras. 

Para nós, reestruturar é melhorar. Mas mantemo-nos fiéis ao rigor e à qualidade que nos caracterizam desde que, em 1989, abrimos portas pela primeira vez.


Despacho de autorização ministerial

Despacho n.º 9957-AJ/2007, de 18 de Abril, publicado no Diário da República, 2ª série - N.º 103 - 29 de Maio de 2007. Registado com o nº R/B-AD-548/2006.

Adequação do curso de licenciatura em Ciências da Comunicação ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões ao 1.º ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado em Ciências da Comunicação — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.

 

Para mais informações visite a página do Departamento

 

Profª Doutora Luísa Godinho
Directora do Departamento de Ciências da Comunicação


Fotografia: Paulo Alexandrino


Luísa Godinho é doutorada em Ciências Económicas e Sociais pela Université de Genève, Suíça, com uma tese na área da comunicação política, tema que acompanha desde o mestrado que concluiu na mesma universidade, em 2001. Obteve ambos os graus como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa, sempre articulou a formação académica com a prática profissional, tendo trabalhado como jornalista em todos os ramos de imprensa: rádio, imprensa escrita, televisão e online.

Mas o gosto em fazer dialogar campos distintos não se ficou pela articulação entre a prática e a teoria. O seu trabalho académico fez-se na área de convergência entre a comunicação e a ciência política, tendo-se dedicado em particular ao estudo da relação entre linguística e ciências sociais.

Enquanto investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu recentemente o «Barómetro Web» no âmbito das últimas eleições europeias, um projecto pioneiro em Portugal, que aplicou a web analytics ao estudo do eleitorado, e que contou com o apoio do jornal Público. Neste momento, desenvolve um projecto de investigação que visa estender os métodos da comunicação digital a outras problemáticas do campo das relações internacionais.

Na Autónoma, acumula a direcção do departamento de Ciências da Comunicação com a docência.

Nasceu em França, em 1974.

 

No final do curso, os nossos alunos são capazes de:

Exercer uma profissão nas diversas áreas da comunicação, seja na produção, na análise ou na gestão de conteúdos e produtos comunicacionais.

Elaborar conteúdos para diferentes suportes comunicacionais (impressos, radiofónicos, televisivos e digitais).

Actuar nas áreas do jornalismo, da publicidade e marketing, e/ou das relações públicas.

Analisar criticamente o mundo contemporâneo, tendo como referência o enquadramento teórico das Ciências da Comunicação.

Actuar de forma ética nas várias áreas da comunicação.  

 

 

 

1.º Ano

 

1º Semestre

ECTS

Sociologia da Comunicação

6,5

Comunicação e Cultura em Língua Portuguesa

6

Pensamento Político e Social

5

Media, Economia e Gestão

6

Introdução ao Jornalismo

6,5

Total de ECTS

30

 

2º Semestre

ECTS

Teorias da Comunicação

6

Media e Sociedade

6

Mundo Contemporâneo

5

Introdução à Publicidade

6

Técnicas Redactoriais em Jornalismo

7

Total de ECTS

30

2.º Ano

 

3º Semestre

ECTS

Semiótica da Comunicação

6

Comunicação Política 

6

Introdução às Relações Internacionais

5

Cibercultura

6

Atelier de Escrita Criativa Multimédia

7

Total de ECTS

30

 

4º Semestre

ECTS

Psicologia da Comunicação

6

Comunicação Visual

6

Opinião Pública e Estudos de Mercado

5,5

Direito, Ética e Deontologia da Comunicação

5,5

Atelier de Imprensa e Jornalismo Online

7

Total de ECTS

30


3.º Ano

 

5º Semestre

ECTS

Desafios Actuais da Comunicação

5

Comunicação Organizacional

6

Jornalismo de Especialidade 

5

Atelier de Televisão I 

7

Atelier de Rádio I

7

Total de ECTS

30

 

6º Semestre

ECTS

Atelier de Comunicação e Marketing

7

Atelier de Televisão II

7

Atelier de Rádio II

7

Projecto Final

9

Total de ECTS

30

- Jornalista (de Agência, de Imprensa, Radiofónico, Televisivo, Digital)

- Assessor de Imprensa

- Publicitário

- Profissional de marketing

- Relações públicas

- Profissionais de media (produtores, técnicos, etc)

- Produtores de conteúdos multimédia

Uma das seguintes provas:

06 - Filosofia

11- História

17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais

18 - Português

Eu escolhi SER AUTÓNOMA
Psicologia na Autónoma
TÁS AQUI, TÁS NA UAL !

Sala de Imprensa


Subscreva a nossa newsletter
Acessibilidade na Internet
Desenvolvido por: Inédito | © 2014 Universidade Autónoma de Lisboa